As 10 maiores montanhas do Brasil

As 10 maiores montanhas do Brasil

O que costuma levar alguém pro alto de uma montanha?
Não sabemos explicar esse motivo, mas sabemos que queremos estar lá e cada vez mais gente quer ir pros picos mais altos de seus países.
Estar onde poucos estiveram ou então ver a paisagem de um lugar privilegiado são algumas das motivações encontradas por aí.
Pra ajudar quem quer subir estas montanhas, veja a lista das 10 montanhas mais altas do Brasil:

10ª – Picos dos Três Estados (2.665m) / Serra Fina (MG/RJ/SP)

3_estados_vista-para-PNI

O Pico dos Três estados está localizado na Travessia da Serra Fina, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com uma vista impressionante do Parque Nacional de Itatiaia e do restante da Serra Fina, é um belo desafio pra quem quiser culminá-lo.

9ª – Pedra do Sino de Itatiaia (2.670m) / Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Uma montanha com pouca visitação naquele que é o primeiro parque nacional do Brasil. Com uma trilha definida mas com pouco uso, essa montanha tem o acesso dificultado pela navegação.

8ª – Morro do Couto (2.680m) / Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

O Morro do Couto é a montanha mais acessível do Parque Nacional do Itatiaia, com uma trilha bem definida e que começa logo depois do Posto do Marcão (portaria do parque). Vale a visita, inclusive com as crianças.

7ª – Monte Roraima (2.734m) / Parque Nacional do Monte Roraima (RR)

10570554_1060870223943536_6000005617636382760_n
Créditos Júlio Calsinski

Esta isolada montanha já foi palco de novela brasileira, lendas indígenas e até propaganda de colchão estrangeiro. Com uma caminhada longa mas com boa estrutura oferecida pelos locais, é uma das paisagens mais impressionantes que temos no Brasil.

6ª – Pico do Cristal (2.769m) / Serra do Caparaó (MG)

Segundo alguns montanhistas, é uma montanha de formas perfeitas. Ao subir esta montanha, aproveite para conhecer o Pico da Bandeira.

5ª – Pico das Agulhas Negras (2.790m) / Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Itatiaia

Uma expressiva montanha no primeiro parque nacional brasileira, ela é caracterizada por suas rochas pontudas. Uma subida difícil, mas que vale cada segundo e cada gota de suor.

4ª – Pedra da Mina (2.798m) / Serra Fina (MG/SP)

Alto Capim Amarelo

Uma montanha que exige um bom desempenho física, possui uma caminhada difícil e com muita carga para se chegar no cume, mas que com certeza trás uma das paisagens mais bonitas do Brasil.

3ª – Pico da Bandeira (2.891m) / Serra do Caparaó (MG/ES)

De todas as grandes montanhas do Brasil, esta é a mais acessível. Muito procurada pra quem quer ver um belo nascer do sol, mas sem muitas dificuldades técnicas.

2ª – Pico 31 de Março (2.974m) / Serra do Imeri (AM)

Uma montanha que vive sob a sombra da maior montanha do Brasil, já que está na mesma serra e pode ser acessada do próprio Pico da Neblina. Alguns dizem que não pode ser considerada uma montanha e sim um sub cume, o que tiraria ela desta lista. Como ainda não existe um comunicado oficial sobre sua “exclusão” da categoria de montanhas, ela continua sendo a 2ª maior montanha do Brasil.

1ª – Pico da Neblina (2.995m) / Serra do Imeri (AM)

Uma das montanhas mais inóspitas que temos no Brasil, é preciso atravessar a densa floresta amazônica, entre tribos indígenas e pelotões do exercito, durante dias a fio para poder chegar ao cume deste gigante brasileiro. Mas, provavelmente você não enxergará muita coisa, pois como o nome diz, o pico vive coberto pela neblina.

Se você se animou com as maiores montanhas do Brasil, não deixe de explorar e pesquisar sobre os lugares e como fazer uma aventura segura.
Algumas montanhas são fechadas a visitação, mas outras tem o acesso facilitado por estradas, trilhas e com guias competentes.

Boas aventuras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.aventurista.tur.br/wp-content/uploads/2017/03/Pico-da-Bandeira-3.png);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 450px;}