Neste Trekking ao Monte Roraima, passaremos por paisagens incríveis de grande beleza cênica, caminhadas longas, prazerosas e fáceis além das histórias e lendas inspiradoras são os atrativos do roteiro.localizado na tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana é atualmente uma das montanhas mais desejadas pelos montanhistas e trekkers do país.

Famoso pelo romance de Conan Doyle sobre o Mundo Perdido, o Roraima é uma montanha diferente das outras, pois tem um cume de mais de 100 km2, onde de acordo com o escritor britânico viviam monstros pré históricos. Apesar da fantasia, a paisagem do cume de fato inspira um mundo perdido por conta das diversas formas geológicas bizarras, como torres de pedra, cavernas, fendas profundas, cachoeiras, lagos gelados e a vegetação um tanto exótica, quase sempre envolta em neblina por conta da diferença de temperatura do topo com o entorno da montanha, em latitudes equatoriais.

Mesmo no meio da Amazônia, a região do Roraima não é envolta por florestas, mas sim pela “Gran Sabana”, um tipo de um cerrado venezuelano que se estende pelo estado brasileiro de nome homônimo. Paisagem essa que fará parte dos primeiros dias do trekking.

Apesar de fazer parte do Brasil, o acesso e os serviços são todos venezuelanos. A cidade base para este roteiro é a pequena Santa Elena do Uairén, localizada na fronteira com Pacaraima, Brasil. O acesso se dá por uma aldeia indígena, Paraitepuy, ponto de entrada para o Parque Nacional de Canaima onde está a montanha na Venezuela.

Este roteiro de 8 dias e 7 noites, mais os dias de chegada e retorno em Boa Vista e inclui o deslocamento de Boa Vista (RR) até Santa Elena e de lá até a montanha ida e volta. Guias de montanha. Alimentações durante o trekking e barracas.

Fotos Trekking ao Monte Roraima

15/01 – 1º Dia – ORIGEM/ BOA VISTA
O dia de hoje é reservado para a chegada em Boa Vista. Nosso staff vai esperar você no aeroporto com uma placa e depois levá-lo ao Hotel Uiramutam. Tenha em mente que a maioria dos voos chegam de madrugada.

  • S/ refeição
  • Pernoite em quartos duplos

16/01 – 2º Dia – BOA VISTA / SANTA ELENA DE UAIRÉN
Hoje teremos uma reunião às 9h00 no Hotel Uiramutam. A participação do briefing é obrigatória e abordaremos todos os aspectos da expedição. A saída de Boa Vista será às 11h00 com destino a Santa Elena de Uairén (220km). A chegada está prevista para 18h00 no Hotel Anaconda em Santa Elena de Uairén.

  • Café da manhã
  • Pernoite em quartos duplos

17/01 – 3º Dia – SANTA ELENA DE UAIRÉN / COMUNIDADE INDÍGENA PARATEPUY / RIO KUKENAN (12,4 km)
Após um delicioso café da manhã, partimos de Santa Elena de Uairen em um veículo, um jipe 4×4 até a comunidade indígena Paraitepui de Roraima, ponto mais próximo ao Tepui, até nde é acessível para os veículos (100km) por volta das 08h00. Distribuição e pesagem da bagagem para início do trekking. Começamos a nossa caminhada de aproximadamente 5 horas (14km) para chegar ao acampamento no rio Kukenan localizado a 1.050 metros de altitude. Montaremos acampamento e teremos tempo para reconhecimento da área, fotos, descanso, algumas reflexões e informações sobre o próximo dia de trekking. No caminho cruzamos dois rios e quando chove, o segundo rio fica com maior corredeira, mas nossos guias irão ajudar a cruza o rio. Temperatura: 25ºC, aproximadamente.

  • Café da manhã, lanche de trilha e jantar
  • Pernoite em barracas duplas

18/01 – 4º Dia – RIO KUKENAN / BASE DA MONTANHA (7,24 km)
Tomaremos café da manhã e sairemos por volta das 08h00 rumo à base da montanha. Percurso de 9km com caminhada entre 4 e 5 horas de duração. Apesar de o percurso ser menor, o esforço será bem maior devido a 70% do caminho ser de subida, e chegaremos a 1870 metros de altitude. Na chegada, montaremos acampamento e vamos comer, e teremos uma tarde para tirar belas fotos e refrescar no pequeno rio perto do acampamento, e já podemos observar de perto o imponente Roraima, pela noite jantaremos e passamos as informações sobre o dia seguinte. Temperatura: 20ºC, aproximadamente. Incluído: Pernoite em barracas duplas, café da manhã, lanche de trilha e jantar.

  • Café da manhã, lanche de trilha e jantar
  • Pernoite em barracas duplas

19/01 – 5º Dia – BASE DA MONTANHA / CUME DO MONTE RORAIMA / HOTEL GUACHARO (2.820 metros de altitude / 5,2 km)
Hoje teremos apenas 5 km de percurso no entanto ganharemos 800 metros de altitude. Logo na saída do acampamento já teremos uma trilha bem sinuosa e íngreme pela mata que nos leva rapidamente à base da parede do Roraima. Caminharemos através de uma densa floresta, raízes e pedras soltas. Este será um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos e descansos. O percurso todo levará de 4 a 6 horas e teremos água em 3 pontos da trilha. Chegaremos a 2.800 metros de altitude e por este motivo a temperatura cairá consideravelmente. Se houver tempo, podemos ainda visitar a pedra Maverick que é o ponto mais alto de todo o complexo com 2.820 m. Primeira noite no topo. Temperatura no topo: 10ºC durante o dia –05ºC à noite.

  • Café da manhã, lanche de trilha e jantar
  • Pernoite em barracas duplas

20/01 – 6º Dia – VALE DOS CRISTAIS / PONTO TRIPLO / ACAMPAMENTO COATI – LADO BRASILEIRO (11 km)
Tomaremos um café da manhã e sairemos com destino ao Vale dos Cristais e Ponto Triplo, vamos caminhar cerca de 11 km de distância. Neste ponto todos poderão descansar, fazer um lanche e tirar fotos. É o ponto onde se encontram os três países Venezuela, Brasil e Guiana. Logo depois, seguiremos para o acampamento chamado Hotel Coati, distante 40 minutos. A caminhada neste dia será de 15 km, aproximadamente. O Coati é um lugar enigmático, misterioso e encantador, localizado entre duas pedras enormes, onde há uma entrada como se fosse uma caverna. Tem uma espécie de hall onde se vê o céu. Neste lugar há uma espécie de jardim de inverno: uma pequena lagoa no centro, rodeado de plantas variadas, um pequeno paraíso. É um lugar bom para quem gosta do silêncio e do isolamento.
Aos que estiverem dispostos, pode-se caminhar 500 metros até o paredão no lado brasileiro, onde avistarão a floresta do Parque Nacional do Monte Roraima na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, onde vivem os índios Ingarikó, e logo adiante o Roraiminha (um tepuy menor). Segunda noite no topo.

  • Café da manhã, lanche de trilha e jantar
  • Pernoite em barracas duplas

21/01 – 7º Dia – ACAMPAMENTO COATI / LAGO GLADYS / MIRANTE DA PROA (12 km)
Os que estiverem dispostos, poderão sair bem cedo ver o nascer do sol do mirante do Roraiminha (um tepui menor), localizado a 500 metros de Coati. Tomaremos café da manhã e faremos uma caminhada de 5km na direção do Lago Gladys, um curioso lago no fundo de uma caverna de teto colapsado. No caminho iremos comer o lanche de trilha e depois seguir à imensa greta que separa a proa do Roraima. Este será o ponto mais ao norte do nosso roteiro e se o tempo permitir, poderemos avistar lindas paisagens da floresta equatorial da Guiana. Voltaremos para o acampamento Coati para jantar e dormir. Para aqueles que preferem um pouco de descanso, podem ficar no acampamento.

  • Café da manhã, lanche de trilha e jantar
  • Pernoite em barracas duplas

22/01 – 8º Dia – ACAMPAMENTO COATI / EL FOSO / VENTANA / JACUZZI / HOTEL SUCRE (11 km)
Se o tempo permitir, iremos visitar a curiosa Ventana, que é uma formação rochosa que lembra uma janela. No fundo da janela está a paisagem da distante floresta amazônica. No caminho temos as Jacuzis que são piscinas que lembram banheiras jacuzi. Estas duas estão há 2 horas (ida + volta) do Hotel Coati. Após caminhar por 2 horas saindo de Coati, estaremos no Foso, que é um grande buraco de 10 metros de diâmetro e dentro tem um pequeno lago. É possível chegar lá dentro através de um caminho sinuoso. Nossa noite será no Hotel Principal ou Hotel Sucre. Quarta noite no topo.

  • Café da manhã, lanche de trilha e jantar
  • Pernoite em barracas duplas

23/01 – 9º Dia – RETORNO AO RIO TEK (20,2 km)
Após café da manhã, sairemos para um dia de caminhada aproximadamente 7 horas e desceremos de 2.800 metros até 1.050 metros de altitude. Sendo as primeiras três horas de descida íngreme, para o acampamento base, onde almoçaremos e continuaremos a nossa caminhada de 4 horas até o acampamento Rio Tek. Vamos nos refrescar no rio abaixo de um pequeno salto (cachoeira) com a vista para o Roraima e Kukenan.

  • Café da manhã, lanche de trilha e jantar
  • Pernoite em barracas duplas

24/01 – 10º Dia – RIO TEK / SANTA ELENA DE UAIRÉN
Saímos depois do café da manhã e levantamos acampamento, com uma caminhada de cerca de 4 horas até a base. Atravessaremos os dois rios do primeiro dia e chegaremos em Paraitepuy, onde estarão nos esperando com grutas e bebidas geladas. Continuamos até a Comunidade Indígena do San Francisco de Yuruaní para tomar nosso almoço e depois tomaremos um tempo para adquirir artesanatos típicos dos indígenas. E depois seguiremos para Santa Elena de Uairen. Incluído: Pernoite em hotel com Café da manhã e transporte. Jantar por conta de cada um.

  • Café da manhã e lanche de trilha
  • Pernoite em quartos duplos

25/01 – 11º Dia – SANTA ELENA DE UAIRÉN / BOA VISTA / ORIGEM
Dia de retorno ao Brasil com deslocamento rodoviário para Boa Vista (220km), saindo pela manhã de Santa Elena de Uairen, com previsão de chegada às 13h00 em Boa Vista! Recomendamos comprar um vôo após as 17h00.

  • Café da manhã
  • S/ pernoite incluso
    • Roupas de dormir sempre serão as mesmas, todos os dias:

    • – 01 sandália para descanso nos acampamentos (papete é a ideal);
    • – 01 par de meias para dormir;
    • – 01 calça de dormir (pijama ou abrigo);
    • – 01 bermuda;
    • – Roupas íntimas;
    • – 02 blusas (de preferência uma de mangas compridas);
    • – 01 casaco de frio (de preferência que não seja muito pesado nem muito volumoso);
    • – Touca de lã;
    • – Luvas;
    • – 01 pequeno travesseiro;
    • Roupas de banho, toalha e acessórios relacionados (biodegradáveis);

Roupas de caminhadas:

    • – 01 bota de trekking (pré-amaciada);
    • – 04 pares de meias;
    • – 01 calça leve para caminhada;
    • – 01 bermuda;
    • – Roupas de baixo;
    • – 04 camisetas para as caminhadas (dry fit);

Outros equipamentos:

    • – Mochila cargueira com no mínimo 60 litros;
    • – Saco de dormir -5ºC (temperatura conforto);
    • – Isolante térmico;
    • – Cantil;
    • – Bastão para trekking;
    • – Tensor para joelhos;
    • – Capa de chuva – preferência para os modelos tipo poncho;
    • – 01 rolinho de barbante para usar como varal;
    • – 01 chapéu de abas, de preferência que cubra o pescoço;
    • – Óculos de sol;
    • – Binóculos (opcional);
    • – Máquina fotográfica;
    • – 01 lanterna pequena c/ jogos de pilhas reservas;
    • – 02 sacos plásticos tamanho 80 ou 100 litros (resistente) – não opte por sacos de lixo, eles rasgam muito facilmente.

Estes sacos serão utilizados para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.

* Higiene e medicação – dê preferência para produtos biodegradáveis.
Shampoo, escova/creme e fio dental, desodorante, sabonete, agulha, tesourinha, linha de costura, faixas tipo gaze, esparadrapo, batom ou manteiga de cacau, protetor solar, repelente, Bad-aid, relaxante muscular, creme hidratante para pele, pomada contra assaduras, vaselina para evitar bolhas, medicamentos de uso contínuo ou para primeiras necessidades (consulte sugestões), papel higiênico, lenços umedecidos. Lembrar de trazer purificador de água (recomendável, porém, não imprescindível).

OPCIONAIS
  • – Máquina fotográfica e pilha extra;
  • – Alimentos energéticos – ex.: chocolates, barras de granola, frutas secas, etc.;

*Cada um é responsável por carregar seus equipamentos pessoais e os equipamentos coletivos serão divididos entre todos os participantes.

VALOR POR PESSOA:

R$ 3.736,00

HOSPEDAGEM:

Boa Vista – Hotel
Santa Elena de Uairén – Hotel
Montanha – Barracas

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

À vista
Desconto de 5% para pagamento à vista via depósito bancário
Cartão de crédito:
Entrada de 30% via depósito bancário e o restante em até 3x iguais no cartão.

Condições de Cancelamento:
Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Aventurista fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

INCLUI

  • – Transfer aeroporto / hotel / aeroporto em Boa Vista;
  • – Hospedagem em apartamento triplo/duplo em Boa Vista – 02 diárias;
  • – Hospedagem em apartamento triplo/duplo em Santa Elena de Uairén – 02 diária;
  • – Transporte Boa Vista/Santa Elena de Uairén/Comunidade Indígena Paraitepuy – ida e volta;
  • – Pensão completa no trekking: café da manhã, almoço de trilha e jantar;
  • – Kit primeiros socorros;
  • – Seguro-viagem;
  • – Equipamentos de camping: barracas, lonas, fogareiro, material de cozinha;
  • – Guia de trilha bilíngue e Guia Aventurista;
  • – Carregadores para equipamentos coletivos como barracas e alimentação;
  • – Reserva do período da viagem junto ao Inparques e Comunidade Indígena Paraitepuy;
  • – Equipamentos de cozinha;
  • – Barracas que serão compartilhadas para 2 pessoas;
  • – Barraca de banho portátil;

NÃO INCLUI

  • – Bilhetes aéreos;
  • – Refeições em Boa Vista e Santa Elena de Uairén;
  • – Carregador pessoal;
  • – Equipamentos pessoais;
  • – Alimentação diferenciada;
  • – Outros transfers e passeios não mencionados no roteiro;
  • – Carregador pessoal;
  • – Saco de Dormir e isolante térmico (confira o checklist);

Esforço Físico:

Nível Técnico:

Próximas Saídas:
Sob consulta
Valor:
R$ 3.736,00

Solicite Orçamento

contato@aventurista.tur.br
(11) 99885-0159

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *