TRILHA DO OURO – TREKKING, CACHOEIRA E HISTÓRIA

Na escola sempre ouvimos falar da Estrada Real, um caminho que ligava as Minas Gerais (atual estado de Minas Gerais) ao porto de Paraty ou do Rio de Janeiro. Mas, poucos sabem que alguns historiadores encontraram outra trilha para escoamento de minérios.

Com cerca de 48 km de extensão, a Trilha do Ouro liga o estado de São Paulo ao estado do Rio de Janeiro, por meio de uma trilha que passa em sua totalidade pela Mata Atlântica. Durante a caminhada, você verá antigas casas de colonos, animais incríveis, como o Gavião Pega Macaco e vai tomar banho em cachoeiras enormes, como a Cachoeira do Veado e Santo Izidro.

Cachoeira Santo Izidro

Normalmente feita em 03 dias, a Trilha do Ouro, além de ser um recanto de vegetação densa, é também refúgio de muito história, já que é um caminho por onde os contrabandistas desviavam o minério que saía das Minas Gerais e ia para os portos. Era também por onde esses mesmos contrabandistas desviavam as rotas de comércio para não pagar impostos, já que a Estrada Real era controlada pela guarda real. Inclusive, no final da estrada, passamos por um calçamento histórico chamado Pé de Moleque, com pedras centenárias, colocadas ali para facilitar o deslocamento de carruagens. Originalmente, o caminho foi aberto pelos índios Guaianazes, que povoavam o Brasil desde o litoral até o Uruguai. Eles usavam essa rota para acessar o centro do país a partir da costa.

Feita no sentido São Paulo x Rio de Janeiro, esses três dias de caminhada são uma imersão na cultura, na história e no esporte, visitando um belo Parque Nacional, dormindo na casa de moradores da região e ouvindo os causos do que já aconteceu por lá.

Trilha do Ouro

Apesar de ser uma trilha bastante frequentada, ela passa por trechos de floresta densa, pouca sinalização e sem sinal de celular. Por ser uma região com muitas cachoeiras e rios, você deve escolher bem onde vai dormir e tomar cuidados com trombas d’água.

Se você ficou curiosa(o) para conhecer esse delicioso trekking, temos um roteiro especial para você, basta clicar aqui para ver a programação completa.

Comentários

Deixe uma resposta

dois × 4 =